Pandemia causa aumento de custos e instituição sem repasse se vê pressionada a reduzir vencimentos de médicos, funcionários e prestadores de serviços
Em virtude deste cenário caótico advindo da pandemia do Coronavírus, após árduo atendimento de 27 pacientes nos últimos 60 dias, até o presente momento, a Secretaria de Estado da Saúde e o Município de Franca não repassaram recursos para o Grupo Santa Casa de Franca, ou seja, ocorreu um aumento exponencial de custos das alas Covid-19 criadas na instituição, sem qualquer repasse público.
Hoje o Grupo Santa Casa de Franca exerce um papel fundamental para a população que utiliza o atendimento do Sistema Único de Saúde, sendo responsável pelo atendimento médico de alta complexidade para 22 Municípios da região, sendo que nos últimos 60 dias vem se adequando e realizando o atendimento dos casos suspeitos e confirmados do COVID-19; inclusive disponibilizou novos leitos específicos para o Poder Público, porém até o presente momento nenhuma contraprestação específica foi destinada para a Instituição, causando um grande prejuízo financeiro, somando-se ainda, ao atendimento acima do contratado com o Gestor SUS, que vem ocorrendo nos últimos anos. Fato é que até o presente momento o Grupo Santa Casa de Franca vem arcando com todos os custos da pandemia do Coronavírus na cidade de Franca e Região.
Assim, em virtude deste cenário, o Grupo Santa Casa de Franca iniciou uma série de medidas que visam reduzir os custos institucionais e, apesar de atingir diretamente a própria instituição, tem como objetivo maior, manter suas atividades em funcionamento, dentre as medidas destacamos: (I) redução do valor mensal referente aos honorários médicos pelos próximos três meses; (II) adequação do número de colaboradores; (III) negociação com os fornecedores de serviços para redução das faturas em 30%, para os próximos 03 meses.
Esclarecemos que as medidas de redução de custos tornam-se ainda mais importantes, afinal, o Grupo Santa Casa de Franca necessita manter o equilíbrio econômico financeiro e, principalmente disponibilizar atendimento médico hospitalar para Franca e região como tem feito com excelência nestes últimos 123 anos.
Por fim, informamos que o Grupo Santa Casa de Franca sempre valorizou a parceria com o Poder Público, pautada pelo diálogo - encontrando-se à disposição para efetivação das negociações iniciadas há 60 dias para atendimento dos casos referentes ao Covid-19.
Fonte: Assessoria Santa Casa
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