Pular para o conteúdo principal

Sacramento se despede de Polaco



Morreu nesta quinta-feira (28), Antônio Claret Scalon (Polaco). Quem é que não se lembra do Polaco da Praça de Esportes, da Folia de Reis, do Carnaval...


Polaco deixou sua história em Sacramento (MG). 

O falecimento dele foi confirmado pela esposa Valéria por volta das 16h45 em sua página de Facebook. Ele deixa os filhos: Karla, Megg e Thiago (de saudosa memória), além dos netos: Flávia, Lucas, Marcela e Antônio Neto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Polaco nasceu no dia 19 de dezembro de 1951, na cidade de Arapongas (PR), filho de dona Rita de Oliveira Scalon e do Antônio Scalon Sobrinho, ambos mineiros.

A família se mudou para Sacramento em 1958, quando Polaco tinha sete anos de idade. Polaco estudou na Escola Estadual Afonso Pena Junior e na Escola Estadual José Afonso de Almeida e depois se formou em Contabilidade e Administração de Empresas, pela Escola Municipal Maria Crema. 

Fez parte do Grêmio Estudantil, União Estudantil e também atuou como instrutor das fanfarras das escolas Afonso Pena e Coronel.  Polaco casou-se com Maria Valeria Schiffini Scalon, com quem teve três filhos. No ano de 1992, Polaco participou da fundação da Associação das Folias de Reis de Sacramento, desempenhando a função de secretário, vice-presidente e presidente da associação. 

Antônio Claret é precursor da cultura carnavalesca em Sacramento e atuou por mais de 30 anos na comissão organizadora de evento, sendo ainda colaborador na fundação da Escola de Samba Clube dos Operários Sacramentanos e Acadêmicos do Borá. 

Além das atividades culturais, ele também se dedicou ao esporte, atuando como técnico de futebol, inclusive alguns de seus alunos se tornaram jogadores profissionais como Carlos Henrique, Wesley, Zanata e Zandonaide. 

Neste Carnaval do Bicentenário de Sacramento, Polaco mesmo com dificuldades em decorrência de sua saúde, compôs o conjunto de pessoas que foram homenageadas como   “Personalidades do Carnaval” e teve sua caricatura exposta na Avenida do Samba.

Ao desfilar na Avenida do Samba, Polaco surpreendeu e emocionou o público presente, pois nem mesmo suas dificuldades o impossibilitaram de participar do Carnaval.   

Dentre as homenagens, ele também recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, pela Câmara Municipal. 

Fica registrada aqui através dessa biografia, nossa singela homenagem a ele, e nossos sentimentos à toda família.

Por Daniel Afonso/Histórico por Eliana Garcia (Cultura)

INFORME PUBLICITÁRIO





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Uberlândia realiza primeira testagem em massa da covid-19

A Prefeitura de Uberlândia vem adotando várias medidas para tentar conter o avanço da covid-19 no município. Neste sábado (27), teve início uma nova ação que é a testagem em massa nos bairros que possuem maior número de casos positivos do novo coronavírus. A proposta é que a iniciativa se estenda posteriormente para os demais bairros. O objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando nesses bairros e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença nos respectivos locais. O instrumento utilizado foi o mapa de calor, baseado em levantamento das pessoas testadas positivo. “Isso permite que o próprio município trace o perfil epidemiológico e promova ações de prevenção e controle de disseminação da doença”, explicou a coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina de Oliveira. Ao todo, serão realizados hoje 1.260 testes por 10 equipes em nove bairros:  Jardim Brasília, Osvaldo Resende, Jardim Canaã, Luizote de Freitas, Morumb...

Conquista se despede do médico Dr. Jorge Yamamoto

Aos 65 anos, morreu nesta quinta-feira (20) na cidade de Conquista, o médico Dr. Jorge Donizetti Yamamoto. Muito conhecido na cidade por atuar há anos na saúde pública, amigos, familiares e pacientes lamentaram a morte do médico através das redes sociais. O prefeito Tarcizio Henrique Zago decretou luto oficial por três dias em homenagem ao ilustre cidadão conquistense, que apesar de ser natural de Uberaba, foi ali que boa parte de sua trajetória foi construída. No documento, o prefeito ordena que o Pavilhão Municipal permanecerá hasteado à meio-mastro em frente à Prefeitura e os demais órgãos públicos. "Considerando que se tratava de pessoa de elevado espírito público, que exerceu com dedicação o cargo de médico neste Município"(...) e ainda "que com sua morte, a comunidade local, e a família perdem uma referência e um exemplo valoroso". Em sua página do Facebook, o atual presidente da Câmara Municipal, Hernandes César, também prestou sua homenagem: "...

Número de casos positivos de Coronavírus crescem em Franca

Mais sete novos casos foram confirmados A Prefeitura de Franca através da Vigilância Epidemiológica confirmou na noite desta sexta-feira (29), mais 7 novos casos de Covid-19, elevando o quadro para 119. Dos 7 registros de hoje, 3 pacientes são do setor da saúde, com idades variando entre 25 e 60 anos. O número de suspeitos se manteve nos 34, enquanto os casos negativos subiram para 265. Os óbitos continuam 3, enquanto os pacientes recuperados aumentaram para 57, 10 a mais que no boletim de ontem.

Indústria calçadista, vans e cestas básicas são temas na Tribuna

Mais uma vez, a Tribuna da Câmara Municipal de Franca foi utilizada para pedir apoio em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Na manhã de terça-feira, 26, durante a 13ª Sessão Ordinária, foi a vez do presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão; da líder comunitária Ellaine Rocha; e do representante dos condutores de vans, Ronald Essado de Souza. Ellaine foi a primeira a fazer uso da palavra. Ela informou que há casos de famílias que foram contempladas duas vezes com cestas básicas pela Prefeitura no mesmo mês, enquanto ainda há famílias desassistidas. “É dinheiro público, que deve ser utilizado corretamente. Peço que a Prefeitura trabalhe de forma diferente. Se está faltando pessoal [para fazer a triagem de pedidos], busquem voluntários. Venho recebido centenas de pedido de cesta todo mês, e não vemos a Secretaria de Ação Social se mobilizar”, disse ela. A líder comunitária recebeu o apoio dos vereadores Carlin...

Veja o desempenho das escolas brasileiras no Enem 2019

A tabulação da Evolucional com os dados do Enem 2019 resultou em uma lista de 19.598 escolas. O total é de 21,7% privadas e o restante, públicas. A lista, que pode ser acessada por este LINK , inclui todas as escolas que se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos para tabulação, considerando apenas alunos que estavam cursando ou eram concluintes do Ensino Médio em 2019. A Evolucional, que tabulou os dados brutos do Enem 2019, divulgados pelo Ministério da Educação, incluiu apenas candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola foi calculada se ao menos 10 alunos participaram do Enem. De acordo com a Evolucional, startup que auxilia escolas com soluções pedagógicas baseadas em dados e evidências, e que aplica simulados do Enem em mais de 2500 escolas brasileiras, 22% das escolas listadas na tabulação de 2018, ou seja, anterior a essa, prepararam seus alunos para a realização do exame por meio de um simulado oferecido pela empresa e...