Morreu nesta quinta-feira (28), Antônio Claret Scalon (Polaco). Quem é que não se lembra do Polaco da Praça de Esportes, da Folia de Reis, do Carnaval...
Polaco deixou sua história em Sacramento (MG).
O falecimento dele foi confirmado pela esposa Valéria por volta das 16h45 em sua página de Facebook. Ele deixa os filhos: Karla, Megg e Thiago (de saudosa memória), além dos netos: Flávia, Lucas, Marcela e Antônio Neto.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Polaco nasceu no dia 19 de dezembro de 1951, na cidade de Arapongas (PR), filho de dona Rita de Oliveira Scalon e do Antônio Scalon Sobrinho, ambos mineiros.
A família se mudou para Sacramento em 1958, quando Polaco tinha sete anos de idade. Polaco estudou na Escola Estadual Afonso Pena Junior e na Escola Estadual José Afonso de Almeida e depois se formou em Contabilidade e Administração de Empresas, pela Escola Municipal Maria Crema.
Fez parte do Grêmio Estudantil, União Estudantil e também atuou como instrutor das fanfarras das escolas Afonso Pena e Coronel. Polaco casou-se com Maria Valeria Schiffini Scalon, com quem teve três filhos. No ano de 1992, Polaco participou da fundação da Associação das Folias de Reis de Sacramento, desempenhando a função de secretário, vice-presidente e presidente da associação.
Antônio Claret é precursor da cultura carnavalesca em Sacramento e atuou por mais de 30 anos na comissão organizadora de evento, sendo ainda colaborador na fundação da Escola de Samba Clube dos Operários Sacramentanos e Acadêmicos do Borá.
Além das atividades culturais, ele também se dedicou ao esporte, atuando como técnico de futebol, inclusive alguns de seus alunos se tornaram jogadores profissionais como Carlos Henrique, Wesley, Zanata e Zandonaide.
Neste Carnaval do Bicentenário de Sacramento, Polaco mesmo com dificuldades em decorrência de sua saúde, compôs o conjunto de pessoas que foram homenageadas como “Personalidades do Carnaval” e teve sua caricatura exposta na Avenida do Samba.
Ao desfilar na Avenida do Samba, Polaco surpreendeu e emocionou o público presente, pois nem mesmo suas dificuldades o impossibilitaram de participar do Carnaval.
Dentre as homenagens, ele também recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo, pela Câmara Municipal.
Fica registrada aqui através dessa biografia, nossa singela homenagem a ele, e nossos sentimentos à toda família.
Por Daniel Afonso/Histórico por Eliana Garcia (Cultura)
INFORME PUBLICITÁRIO
Comentários
Postar um comentário