Pular para o conteúdo principal

População quer saber sobre testagem para Covid-19 em Sacramento

Reportagem do blog VIROU NOTÍCIA procurou Ministério Público e Prefeitura para saber se no Município está realizando testagem para Covid-19






Veja abaixo alguns dos comentários que estão nos posts dos boletins publicados na página do Facebook da Prefeitura de Sacramento.

“Tinha que testar a população. Eu fico muito preocupada com essa falta de testagem”

“Essas síndrome respiratória aguda grave sempre 8.... Não recuperou ninguém?”

“É sempre o mesmo boletim quase não muda”

“E pq sacramento não testa niguem pq não e do enterese dos políticos .mas com certeza eles a familiares está com os testes um dia pode apostar”

“Engraçada várias semanas eu vejo mesmo boletim as pessoas as oito pessoas que estão no estado gripal mas mais séria não muda isso é sério mesmo”

Diante dos números de casos positivos de coronavírus por toda região, a reportagem questionou a Prefeitura de Sacramento, através da sua assessoria, se o Município adquiriu e tem feito testagem para Covid-19. Até o fechamento desta matéria, nenhum retorno sobre o assunto.

Cabe lembrar os números da região até o momento:

  • Sacramento: 2 (um confirmado nesta segunda – 15/06)
  • Uberaba: 410 (até dia 14/06)
  • Rifaina: 1 (também confirmado hoje – 15/06)
  • Delta: 2 e mais 6 em investigação (confirmado hoje)
  • Araxá: 172 (confirmado hoje)
  • Franca: 173 (até 14/06)

Questionamos o Ministério Público, através do promotor José do Egito de Castro Souza, sobre essa situação e se o Judiciário interviria para realização de testes. Veja a resposta na íntegra abaixo:

"Em atenção ao vosso questionamento, e como deve ser de vosso conhecimento, o STF já decidiu que os Estados e Municípios têm autonomia para empreender a melhor política para enfrentamento da pandemia COVID-19. Talvez por isso, as liminares concedidas pela Justiça Federal em Uberaba, por iniciativa do Ministério Público Federal, tenham sido suspensas. Ademais, como já mencionei a esse conceituado meio de comunicação em outras oportunidades, cada Município tem suas peculiaridades, as quais, no nosso sentir,  devem ser levadas em conta para deliberação sobre flexibilização ou restrição. 

No que concerne a realização de testes em massa, o entendimento que temos é que se possível fazê-lo, será muito importante. Porém, lembro que, com raras exceções, em todo o Brasil,  a sub notificação é uma realidade em razão da não aplicação de testes em massa. Pelo que sabemos, o Município de Sacramento tem seguido os protocolos tanto do Ministério da Saúde quanto do Estado de Minas Gerais quanto a aplicação de testes, eis que por tais protocolos,  até a semana passada,  a obrigatoriedade de aplicação de testes deveria ocorrer apenas em pacientes com suspeita grave, assim diagnosticado por profissionais da saúde, como possibilidade haver ampliação da testagem,  doravante, com alteração dos protocolos, com testagem para pessoas de grupo de risco, desde que apresentem sintomas, o que poderá ser melhor esclarecido a esse jornal pelo senhor Secretário de Saúde. 

Em contato recente como o senhor Secretário de Saúde, cobramos maior fiscalização quanto às restrições impostas nos decretos municipais, quanto à obrigatoriedade de os responsáveis por estabelecimentos comerciais em geral, fazer cumpri-las, como, por exemplo, uso de máscaras em ambiente interno e de atendimento, assim como não permitir que clientes entrem sem máscaras."

Por: Daniel Afonso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Uberlândia realiza primeira testagem em massa da covid-19

A Prefeitura de Uberlândia vem adotando várias medidas para tentar conter o avanço da covid-19 no município. Neste sábado (27), teve início uma nova ação que é a testagem em massa nos bairros que possuem maior número de casos positivos do novo coronavírus. A proposta é que a iniciativa se estenda posteriormente para os demais bairros. O objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando nesses bairros e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença nos respectivos locais. O instrumento utilizado foi o mapa de calor, baseado em levantamento das pessoas testadas positivo. “Isso permite que o próprio município trace o perfil epidemiológico e promova ações de prevenção e controle de disseminação da doença”, explicou a coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina de Oliveira. Ao todo, serão realizados hoje 1.260 testes por 10 equipes em nove bairros:  Jardim Brasília, Osvaldo Resende, Jardim Canaã, Luizote de Freitas, Morumb...

Conquista se despede do médico Dr. Jorge Yamamoto

Aos 65 anos, morreu nesta quinta-feira (20) na cidade de Conquista, o médico Dr. Jorge Donizetti Yamamoto. Muito conhecido na cidade por atuar há anos na saúde pública, amigos, familiares e pacientes lamentaram a morte do médico através das redes sociais. O prefeito Tarcizio Henrique Zago decretou luto oficial por três dias em homenagem ao ilustre cidadão conquistense, que apesar de ser natural de Uberaba, foi ali que boa parte de sua trajetória foi construída. No documento, o prefeito ordena que o Pavilhão Municipal permanecerá hasteado à meio-mastro em frente à Prefeitura e os demais órgãos públicos. "Considerando que se tratava de pessoa de elevado espírito público, que exerceu com dedicação o cargo de médico neste Município"(...) e ainda "que com sua morte, a comunidade local, e a família perdem uma referência e um exemplo valoroso". Em sua página do Facebook, o atual presidente da Câmara Municipal, Hernandes César, também prestou sua homenagem: "...

Indústria calçadista, vans e cestas básicas são temas na Tribuna

Mais uma vez, a Tribuna da Câmara Municipal de Franca foi utilizada para pedir apoio em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Na manhã de terça-feira, 26, durante a 13ª Sessão Ordinária, foi a vez do presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão; da líder comunitária Ellaine Rocha; e do representante dos condutores de vans, Ronald Essado de Souza. Ellaine foi a primeira a fazer uso da palavra. Ela informou que há casos de famílias que foram contempladas duas vezes com cestas básicas pela Prefeitura no mesmo mês, enquanto ainda há famílias desassistidas. “É dinheiro público, que deve ser utilizado corretamente. Peço que a Prefeitura trabalhe de forma diferente. Se está faltando pessoal [para fazer a triagem de pedidos], busquem voluntários. Venho recebido centenas de pedido de cesta todo mês, e não vemos a Secretaria de Ação Social se mobilizar”, disse ela. A líder comunitária recebeu o apoio dos vereadores Carlin...

Número de casos positivos de Coronavírus crescem em Franca

Mais sete novos casos foram confirmados A Prefeitura de Franca através da Vigilância Epidemiológica confirmou na noite desta sexta-feira (29), mais 7 novos casos de Covid-19, elevando o quadro para 119. Dos 7 registros de hoje, 3 pacientes são do setor da saúde, com idades variando entre 25 e 60 anos. O número de suspeitos se manteve nos 34, enquanto os casos negativos subiram para 265. Os óbitos continuam 3, enquanto os pacientes recuperados aumentaram para 57, 10 a mais que no boletim de ontem.

‘Megalive’ promovida pela ACE/CDL Sacramento leva música variada e solidariedade

No último sábado (20/06), às 14 horas a ACE/CDL Sacramento realizou a edição da ‘Megalive” com 11 músicos da cidade e atração surpresa BeJazz Street Band de Araxá. Com duração de 05 horas, as atrações foram do sertanejo ao rock e contribuíram para a solidariedade. Evento promovido pela entidade teve o patrocínio das empresas Onda Internet e o Sicoob Sacramento. Transmitido no canal do youtube da ACE Sacramento, ainda disponível na plataforma para ver e rever. De acordo com o presidente da ACE Sacramento, Patrick Pacheco, “ é mais uma ação da entidade para adquirir os kits com os produtos de limpeza e higiene pessoal, fraldas e máscaras que serão doadas as famílias carentes”. Ainda para Patrick, o setor cultural tem reflexos negativos da pandemia, e a ACE Sacramento proporcionou, “momentos de divulgação do trabalho dos músicos locais que também puderam receber doações financeiras, uma vez que eles estão entre os mais prejudicados com a pandemia do novo coronavírus”, explicou. “E...