Pular para o conteúdo principal

O médico Dr. Helbert Monteiro após duas semanas de sua demissão concede entrevista e explica o motivo que deixou o CAPS de Sacramento




Coincidentemente na data (18 de maio) em que se comemora o “Dia da Luta Antimanicomial” e a “A Reforma Psiquiátrica” o qual tem seu lema o atendimento mais humanizado e também promover gradualmente a desinstitucionalização,  evitar internações, o que causam a estas pessoas já tão sofridas com transtornos mentais a exclusão social e a impossibilidade da reinserção social. Justamente assim é o que o médico Doutor Helbert Monteiro preconizava em seu tratamento aos alcoolistas e dependentes químicos de Sacramento, uma forma mais humanizada, na integralidade “Corpo, Mente e Alma” com o apoio de seus familiares, dentro de seus lares, o qual relaciona seus resultados claramente evidenciados. Dr. Helbert Monteiro quebrou o silêncio e atendeu solicitação do blog de notícias VIROU NOTÍCIA, colocando à tona o motivo que deixou de atender em Sacramento.

O médico começou a trabalhar na cidade em 2017, no primeiro ano do atual governo do prefeito Wesley De Santi de Melo, o “Baguá” e encerrou o atendimento este mês, com a informação de que estava sendo demitido pelo Secretário de Saúde Reginaldo Afonso, de forma inesperada pois seu êxito era muito grande com esse público, recebendo o comunicado em uma segunda-feira, final da tarde após terminar de atender um paciente inicial, e o que lhe foi falado que o motivo que a prefeitura teria que conter gastos e fazer cortes . Ele atendia na unidade de saúde do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), e era o médico referência em tratamento em Alcoolismo/Dependência Química.

Com sua saída, a população e principalmente familiares dos pacientes que eram atendidos pelo médico, foram as redes sociais, e exigiram explicações dessa medida pelo secretário, pois os mesmos estavam obtendo resultados positivos e já tinham um vínculo com Dr. Helbert Monteiro e percebiam que isso era fundamental, e essa conexão não conseguiam anteriormente com outros profissionais médicos do CAPS.

Na última edição do jornal ET, o secretário justificou: “A secretaria de saúde está passando por algumas reestruturações de serviços em função da nova realidade imposta pelo momento. São ações de caráter administrativos e nenhum serviço será prejudicado. Os serviços de atendimento às pessoas acometidas pelo álcool, crack e outras drogas estão sendo agendados normalmente no CAPS”.

O OUTRO LADO
O médico afirmou que ao ser contratado para trabalhar na rede municipal apresentou e implantou um protocolo de atendimento criado e desenvolvido por ele, com um formato de assistência “consultas próximas”, o qual ouvia bem as histórias de cada paciente para entender melhor cada um e melhor ainda serem tratados, o que promovia dois pontos importantes para que estes pacientes comumente resistentes à tratamentos fizessem um vínculo forte e também melhor adaptação aos medicamentos “psicofármacos” usados, consequentemente com seguimento em seus processos terapêuticos .

Dr. Helbert em sua totalidade de seus projetos , queria implantar a parte preventiva onde nesse eixo preventivo o próprio secretário Reginaldo deu o nome de projeto “Cara Limpa”, tinha conjuntamente com tratamento ambulatorial também projetos para a reinserção social; relatou inclusive que esteve com Baguá e também com o promotor José do Egito, e ambos acharam muito pertinente e importante, pois estes indivíduos precisavam se sentirem úteis após suas recuperações, voltar a trabalhar, terem uma oportunidade para reinserirem no mercado de trabalho.

Conforme o médico, o prefeito achou muito interessante seu projeto, quis colocar em prática e caso fosse legalmente aprovado pelo Legislativo e pelo Judiciário, pois se tratava de um projeto inédito e Sacramento seria pioneira. Mal sabiam os familiares e pacientes que tal trabalho renderia um tratamento tão elogiado e traria mais esperança para alcoolistas e dependentes químicos. E o resultado disso foi comprovado e reconhecido, principalmente agora com a repercussão de sua saída quando toda a população sacramentana, soube das melhorias na qualidade de vida de cada paciente que foi atendido pelo Dr. Helbert, em seus relatos e de seus familiares lamentando e pedindo sua volta.

Dr. Monteiro explicou que o atendimento diferenciado de sua consulta se baseia em “ Ouvir” e “ Compreender” cada caso e que esse protocolo que também executa em outras duas cidades - Araxá e Campos Altos -  “obtendo graças à Deus estes mesmos resultados, sendo bem reconhecidos e valorizados. O tratamento começava na recepção, desrotulando estes pacientes com essa triste doença já muitas das vezes discriminados e excluídos da sociedade, que os orientavam que estavam ali para fazer um projeto de vida, serem tratados com respeito, que fosse devolvido sua saúde física, equilíbrio psíquico e dignidade, a vontade de voltarem a sonhar novamente e mais que sonharem, tornarem realidade uma vida renovada e a fé, com valores verdadeiros e possíveis de serem resgatados”.

Ele relatou inclusive que esse caso é delicado. “É uma situação diferente. Existia a nossa relação de profissional e tanto ele [o paciente] quanto sua família, acreditava no processo de recuperação. Confiavam em nosso trabalho o qual eu implantei e não deixa de mencionar sua equipe de Álcool e Drogas, com psicólogos e assistente social. Gratidão. É uma pena ter ocorrido desta forma”, disse.

Demissão – ele contou também que poucos dias antes de ser informado que não atenderia mais no CAPS, apresentou ao secretário um atestado que deveria estar em isolamento por 14 dias conforme o protocolo, pois o secretário queria que ele fosse atender na UBS “Aracy Pavanelli” pacientes que apresentassem sintomas suspeitos de Covid-19 – que segundo ele: “estava sem médicos para atender e por duas razões não acatou: a primeira, por ter viajado à São Paulo e ter sido recomendado não atender os pacientes na cidade até que se confirmassem os exames de Covid-19 de dois colegas médicos que teve contato em São Paulo e apresentavam sintomas, e também porque estava o afastando do CAPS e de seus  pacientes que não podiam ficar sem suporte, tanto que durante os 14 dias que ficou  em quarentena , mesmo à distância atendeu todos esses pacientes por ‘Telemedicina’ através de videoconferências para que não faltassem nada em nenhum nesse momento difícil de pandemia e por serem mais vulneráveis à instabilidade e recaídas, não os deixou desamparados”, frisou.

Outro motivo que não aceitou ir para a UBS “Aracy” em atender os pacientes com sintomas gripais (Covid-19) que como outros médicos e o próprio Dr. Reginaldo que estavam em afastamento por serem do grupo de risco, “eu também faço parte do grupo de risco, tenho diabete  com exames e relatório médico do especialista que me trata, mas ele foi rude comigo e acredito não ter gostado de eu dizer não poder acatá-lo naquele momento e me disse que se eu não quisesse trabalhar, era só falar ‘pelo telefone’ que eu não precisava voltar”. Porém, o isolamento foi definitivo para Dr. Helbert, pois não precisou retornar mais para atender seus pacientes que estavam em acompanhamento no projeto de recuperação.

E Sacramento ficou sem mais um profissional que estava dando certo. O mesmo aconteceu com aquele projeto “No Limite” que foi desenvolvido pela nutricionista Daiany Costa e também interrompido ou substituído por outro que até hoje não teve a mesma repercussão com resultados positivos.


INFORME PUBLICITÁRIO





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conquista se despede do médico Dr. Jorge Yamamoto

Aos 65 anos, morreu nesta quinta-feira (20) na cidade de Conquista, o médico Dr. Jorge Donizetti Yamamoto. Muito conhecido na cidade por atuar há anos na saúde pública, amigos, familiares e pacientes lamentaram a morte do médico através das redes sociais. O prefeito Tarcizio Henrique Zago decretou luto oficial por três dias em homenagem ao ilustre cidadão conquistense, que apesar de ser natural de Uberaba, foi ali que boa parte de sua trajetória foi construída. No documento, o prefeito ordena que o Pavilhão Municipal permanecerá hasteado à meio-mastro em frente à Prefeitura e os demais órgãos públicos. "Considerando que se tratava de pessoa de elevado espírito público, que exerceu com dedicação o cargo de médico neste Município"(...) e ainda "que com sua morte, a comunidade local, e a família perdem uma referência e um exemplo valoroso". Em sua página do Facebook, o atual presidente da Câmara Municipal, Hernandes César, também prestou sua homenagem: "

MICROFISIOTERAPIA - Sacramento acolhe de braços abertos método eficaz que cura doenças emocionais

  Até alguns meses atrás não conhecia essa palavra: microfisioterapia . O profissional que tem conhecimento e aplica essa metodologia é o fisioterapeuta. Essa técnica manual foi desenvolvida na França na década de 80 e chegou no Brasil com aceitação máxima. E em Sacramento não foi diferente.   Quando descobri isso, corri atrás da fisioterapeuta Kácia Cunh a (foto acima), que atende na clínica Fisio & Saúde, na Av. Professor Rabelo, 470 – Centro – Sacramento (MG), telefone (34) 3351.4448. Kácia – especialista em cardiorrespiratória, é praticamente sacramentana, afinal está residindo aqui desde 2012.   Bom, a microfisioterapia tem embasamento teórico e científico. Logo na primeira consulta, a profissional orientou sobre os estudos deste método através de mapas corporais específicos, que refletem os traços de uma disfunção causada por um agente agressor e que o organismo não conseguiu recuperar.   Como assim?   Vou explicar o que entendi para recomendar a você.   Kácia expli

Casal que morreu em acidente na MG-428 é sepultado em Sacramento

Foi sepultado por volta das 14 horas desta segunda-feira (11) no Cemitério São Francisco de Assis, o casal Alberto da Matta Lenza Jr., 33 anos, e Erika Indelecio Lenza, 34 anos. Familiares e amigos, comovidos com o ocorrido, compareceram no Velório “Maurício Bonatti” para a despedida. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o casal conduzia o veículo Fiat Uno e morreram ao colidir frontalmente com outro veículo, um Honda Fit, no final da tarde de domingo (10) na rodovia MG-428, km 82, em Sacramento. O veículo Honda Fit ficou imobilizado no centro da rodovia, enquanto o Uno do outro lado da via. Ao serem acionados, a PM chegou ao local e deparou com as duas vítimas já sem sinais vitais. Os dois corpos foram encaminhados para o IML em Araxá. O motorista do Honda Fit, 32 anos e da cidade de Araxá, foi levado para a Santa Casa de Sacramento. Ao ser questionado pelos militares, ele relatou que ao fazer a curva, o seu carro derrapou na pista de rolamento e não se reco

O ‘BRASIL QUE QUEREMOS’ É O QUE TENHA MAIS HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO COMO A DE JAQUELINE, PORTADORA DA PORTADORA DA SÍNDROME MUCOPOLISSACARIDOSE (MPS)

SUPERAÇÃO - Jovem de 25 anos com doença rara, 1m11 de altura, se forma em Direito neste final de semana Neste sábado (1º/08), Jaqueline de Carvalho Aguiar – de Sacramento (MG) - vai colar grau no curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube). Mesmo pelo período de isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus no País, a formatura vai acontecer, porém no formato remoto (através do link: uniube.br/formaturas/transmissoes). A vida desta jovem de apenas 25 anos até chegar à graduação não foi nada fácil. Ela mora com os pais (Edelcio Nunes de Aguiar e Gasparina de Carvalho) em um sítio na zona rural (Santa Maria) de Sacramento e antes da pandemia, ela viajava todos os dias de ônibus para concluir os estudos, que é a realização do maior sonho dela. Para atravessar essa missão, ela arrebatou o aprendizado com muito estudo, estágio (prefeitura e na 1ª Vara do Fórum da Comarca de Sacramento) e incentivo da família e amigos. Para a faculdade, sua mãe a acompanhou todos os dias