Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirma 2º caso positivo de Sacramento; prefeitura divulga boletim detalhado
Atendendo solicitação desse blog de notícias, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais explicou o imbróglio referente à questão do novo caso de coronavírus divulgado no boletim deste sábado (16).
Confira a nota na íntegra abaixo:
Em atenção à sua solicitação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que a confirmação de casos por critério laboratorial é realizada pelos exames de RT-PCR e sorologia, realizados tanto na rede pública quanto na rede privada. Além disso, os casos também são confirmados por critério clínico-epidemiológico pelas vigilâncias epidemiológicas municipais. De acordo com esse segundo critério, é considerado caso confirmado o caso suspeito ou provável com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente por COVID-19, que apresente febre OU pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, nos últimos 14 dias após o contato, e para o qual não foi possível confirmar por critério laboratorial.
Enquanto isso...
Prefeitura de Sacramento divulga boletim com mais detalhes
(Veja abaixo, o texto publicado pela prefeitura em sua página de facebook, nesta noite de sábado, juntamente com os boletins detalhados)
PACIENTE DE 56 ANOS ATESTOU NEGATIVO PARA COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde comunica que o teste para detecção de coronavírus, realizado em uma paciente de 56 anos do sexo feminino, coletado no último dia 12 de maio, apresentou resultado negativo.
Até o momento foram realizados 08 testes em pessoas que apresentaram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e foram internadas.
07 apresentaram resultados negativos e 01 de um paciente do sexo masculino, 75 anos, que foi transferido para Uberaba, ontem à noite, aguarda resultado.
Outros dois testes foram realizados em pacientes que tiveram contatos direto com pessoas já confirmadas para a doença e um apresentou positivo e outro negativo.
A Secretaria Municipal de Saúde notificou apenas o caso positivo mas por orientação do Estado um caso foi notificado “por vinculo epidemiológico” embora a Secretaria e o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Sacramento discordem desta orientação que está sob sindicância.
Resumindo para melhor entendimento quanto a realização de testes para COVID-19:
02 - Casos Confirmados e já recuperados de COVID-19 sendo um 01 em sindicância em razão do teste ter apresentado negativo.
01 – Caso internado em Uberaba aguardando resultado.
Comentários
Postar um comentário