A Universidade Federal de Uberlândia comunica, com pesar, o falecimento de seu ex-reitor Ataulfo Marques Martins da Costa, ocorrido no início da noite deste sábado (13/6). Ele tinha 75 anos e estava internado num hospital em Brasília. Professor e economista, foi reitor por dois mandatos consecutivos (1981/1984 e 1985 a 1988)
Ataulfo era casado com Marise Guimarães P. Lima e deixa três filhos: Antônio Augusto, Flávia e Maria Rita. Ele sofreu um AVC hemorrágico e chegou a ser submetido a uma cirurgia delicada. Infelizmente, porém, o procedimento não conseguiu reverter o quadro, nem mesmo com todo o empenho da equipe médica que o assistiu também nos dias seguintes.
O atual reitor da UFU, professor Valder Steffen Júnior, destaca que foram durante os mandatos de Ataulfo Costa que surgiram os primeiros projetos de pesquisa e os primeiros programas de pós-graduação da universidade. “Foi um momento de consolidação da nossa instituição. Ele muito trabalhou, muito colaborou para que a jovem universidade pudesse se consolidar e se tornar muito importante em toda a nossa região”, afirma. E acrescenta: “Ficam aqui o nosso abraço e os nossos sentimentos a toda a família do professor Ataulfo, bem como o nosso reconhecimento pelo seu trabalho e contribuição à Universidade Federal de Uberlândia.”
'A Universidade Federal de Uberlândia representa, hoje, a concretização do grande esforço da comunidade uberlandense, constituindo a sua obra de maior significação cultural, social e política.' (Ataulfo Marques Martins da Costa, reitor da UFU - declaração proferida no lançamento do livro 'A UFU no imaginário social', em 1988. Foto: Arquivo UFU)
Comentários
Postar um comentário