Pular para o conteúdo principal

Uberlândia é 1º lugar em ações pela saúde do idoso da Região Sudeste



As políticas de acolhimento e acompanhamento junto às pessoas com mais de 60 anos de idade, desenvolvidas pela Prefeitura de Uberlândia, acabam de conquistar um importante reconhecimento. Devido ao trabalho desempenhado na adesão ao projeto “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa” (Ebapi), o Ministério da Cidadania, por meio do Departamento de Atenção ao Idoso, concedeu ao Município o troféu de 1º lugar de destaque da Região Sudeste do país na dimensão “Saúde, Apoio e Cuidado”.

            A homenagem se dá em meio às ações da Organização da Rede Municipal de Atenção à Saúde e Cuidado da Pessoa Idosa. A rede é gerida pela Secretaria Municipal de Saúde e, dentro do Comitê Gestor Intersetorial, conta com o apoio do Conselho Municipal do Idoso e representantes das secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Planejamento Urbano e Trânsito e Transporte. O objetivo é desenvolver um plano de ação que atenda a população idosa da cidade em todas as suas necessidades, passando por saúde, mobilidade, lazer e educação.

            Uberlândia se destacou na dimensão “Saúde, Apoio e Cuidado” ao concorrer com outras 176 experiências válidas apresentadas por 124 municípios brasileiros. O resultado saiu após análise do Mapeamento de Boas Práticas em Ações para a Melhoria da Qualidade de Vida da Pessoa Idosa, realizado pelo Governo Federal entre 22 de dezembro de 2019 e 20 de fevereiro deste ano. Originalidade das ações, trabalho intersetorial, apresentação de estratégias replicáveis e o fato de ter como público-alvo a população do Cadastro Único para Programas Sociais foram algumas das características consideradas.

‘Uberlândia Amiga do Idoso’

            Desde o início de 2017, a Prefeitura tem trabalho para que Uberlândia se torne realmente uma “Cidade Amiga do Idoso” e, com a criação, do Ebapi, foi intensificado o mapeamento de quem são as pessoas com mais de 60 anos na cidade. Com a consultoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), as capacitações permanentes dos profissionais de saúde e a utilização do IVCF-20 (Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional), foi possível fazer a estratificação de risco de vulnerabilidade clínico-funcional dos idosos, permitindo que esse público passasse a ser enxergado dentro de todo o contexto em que está inserido (clínico, social e cultural).

E essa abordagem integral da saúde do idoso já mostra resultados práticos, uma vez que, neste momento de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), facilitou a adoção de várias ações, entre as quais está o desenvolvimento de estratégias de vacinação que preservassem os essas pessoas de ambientes de contágio.

Além de contarem com um setor específico dentro da Secretaria de Saúde para acompanhamento médico e de qualidade de vida (a Rede Temática da Saúde do Idoso), as pessoas com mais de 60 anos de Uberlândia também têm acesso a serviços especiais em diversos outros setores, como os Centros Educacionais de Assistência Integrada do Idoso (Ceais)- que beneficiam quase 12 mil idosos e, agora, com o período de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) oferecem videoaulas que incentivam a prática de atividades em casa.

Estratégia ‘Brasil Amigo da Pessoa Idosa’.

            Elaborada pelo Governo Federal, com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a Estratégia “Brasil Amigo da Pessoa Idosa” é um conjunto de iniciativas que têm por objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos e, consequentemente, de cidadãos de todas as faixas etárias. Por meio da estratégia, o Governo Federal incentiva as cidades a promoverem ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população, principalmente das pessoas mais vulneráveis.

Dividida em etapas, a Ebapi vai desde a adesão dos municípios, com a criação de conselhos e realização de diagnósticos, até a elaboração de planos municipais e de legislação que apoiem a execução das ações voltadas para um envelhecimento saudável da população local.

Foto: Wanderley Fortunato - Secretaria de Governo e Comunicação / Fonte: Imprensa PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Uberlândia realiza primeira testagem em massa da covid-19

A Prefeitura de Uberlândia vem adotando várias medidas para tentar conter o avanço da covid-19 no município. Neste sábado (27), teve início uma nova ação que é a testagem em massa nos bairros que possuem maior número de casos positivos do novo coronavírus. A proposta é que a iniciativa se estenda posteriormente para os demais bairros. O objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando nesses bairros e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença nos respectivos locais. O instrumento utilizado foi o mapa de calor, baseado em levantamento das pessoas testadas positivo. “Isso permite que o próprio município trace o perfil epidemiológico e promova ações de prevenção e controle de disseminação da doença”, explicou a coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina de Oliveira. Ao todo, serão realizados hoje 1.260 testes por 10 equipes em nove bairros:  Jardim Brasília, Osvaldo Resende, Jardim Canaã, Luizote de Freitas, Morumb...

Conquista se despede do médico Dr. Jorge Yamamoto

Aos 65 anos, morreu nesta quinta-feira (20) na cidade de Conquista, o médico Dr. Jorge Donizetti Yamamoto. Muito conhecido na cidade por atuar há anos na saúde pública, amigos, familiares e pacientes lamentaram a morte do médico através das redes sociais. O prefeito Tarcizio Henrique Zago decretou luto oficial por três dias em homenagem ao ilustre cidadão conquistense, que apesar de ser natural de Uberaba, foi ali que boa parte de sua trajetória foi construída. No documento, o prefeito ordena que o Pavilhão Municipal permanecerá hasteado à meio-mastro em frente à Prefeitura e os demais órgãos públicos. "Considerando que se tratava de pessoa de elevado espírito público, que exerceu com dedicação o cargo de médico neste Município"(...) e ainda "que com sua morte, a comunidade local, e a família perdem uma referência e um exemplo valoroso". Em sua página do Facebook, o atual presidente da Câmara Municipal, Hernandes César, também prestou sua homenagem: "...

Número de casos positivos de Coronavírus crescem em Franca

Mais sete novos casos foram confirmados A Prefeitura de Franca através da Vigilância Epidemiológica confirmou na noite desta sexta-feira (29), mais 7 novos casos de Covid-19, elevando o quadro para 119. Dos 7 registros de hoje, 3 pacientes são do setor da saúde, com idades variando entre 25 e 60 anos. O número de suspeitos se manteve nos 34, enquanto os casos negativos subiram para 265. Os óbitos continuam 3, enquanto os pacientes recuperados aumentaram para 57, 10 a mais que no boletim de ontem.

Indústria calçadista, vans e cestas básicas são temas na Tribuna

Mais uma vez, a Tribuna da Câmara Municipal de Franca foi utilizada para pedir apoio em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Na manhã de terça-feira, 26, durante a 13ª Sessão Ordinária, foi a vez do presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão; da líder comunitária Ellaine Rocha; e do representante dos condutores de vans, Ronald Essado de Souza. Ellaine foi a primeira a fazer uso da palavra. Ela informou que há casos de famílias que foram contempladas duas vezes com cestas básicas pela Prefeitura no mesmo mês, enquanto ainda há famílias desassistidas. “É dinheiro público, que deve ser utilizado corretamente. Peço que a Prefeitura trabalhe de forma diferente. Se está faltando pessoal [para fazer a triagem de pedidos], busquem voluntários. Venho recebido centenas de pedido de cesta todo mês, e não vemos a Secretaria de Ação Social se mobilizar”, disse ela. A líder comunitária recebeu o apoio dos vereadores Carlin...

Veja o desempenho das escolas brasileiras no Enem 2019

A tabulação da Evolucional com os dados do Enem 2019 resultou em uma lista de 19.598 escolas. O total é de 21,7% privadas e o restante, públicas. A lista, que pode ser acessada por este LINK , inclui todas as escolas que se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos para tabulação, considerando apenas alunos que estavam cursando ou eram concluintes do Ensino Médio em 2019. A Evolucional, que tabulou os dados brutos do Enem 2019, divulgados pelo Ministério da Educação, incluiu apenas candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola foi calculada se ao menos 10 alunos participaram do Enem. De acordo com a Evolucional, startup que auxilia escolas com soluções pedagógicas baseadas em dados e evidências, e que aplica simulados do Enem em mais de 2500 escolas brasileiras, 22% das escolas listadas na tabulação de 2018, ou seja, anterior a essa, prepararam seus alunos para a realização do exame por meio de um simulado oferecido pela empresa e...