Pular para o conteúdo principal

Tenente Coronel Fagundes assume o 37º Batalhão da PM em Araxá



Vale lembrar que o 37º Batalhão corresponde ao policiamento de 12 cidades, além de Araxá e Sacramento, temos: Campos Altos, Conquista, Ibiá, Nova Ponte, Tapira,  Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Santa Juliana e Santa Rosa da Serra.

Aconteceu pela manhã desta terça-feira (30/06) na cidade de Araxá (MG), a solenidade de assunção ao novo comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar. Coronel Fernando Marcos dos Reis que agora comanda o 9ª Região da PM em Uberlândia passou o comando de Araxá ao também conterrâneo, Tenente Coronel Ademir Vicente Fagundes (foto abaixo).



Em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), diversas medidas de prevenção ao contágio e disseminação do vírus foram motivadas, conforme Deliberação – 19 nº 17 de 22/03/2020 e Decreto nº 47.886 de 15/03/2020, razão pela qual a solenidade teve um rito diferenciado, com participação de um número restrito de autoridades militares e civis da região, e amigos e familiares dos comandantes substituto e substituído, sendo transmitida ao vivo no canal oficial (Instagram) da Polícia Militar de Araxá e no Facebook da Polícia Militar de Uberaba.

A cerimônia foi presidida pelo Cel PM Robson Garrido de Paiva Silva, Comandante da 5ª Região da Polícia Militar – 5ª RPM com sede em Uberaba/MG. Para abrilhantar ainda mais o evento, contamos com o trio de músicos da Banda de Música da 5ª RPM e das musicistas Graziela Cruvinel Milione e Priscila Karla da Silva, professoras da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo.

O Cel Fernando, fez um discurso emocionante de despedida, onde relembrou sua trajetória de 23 anos em que serviu no 37º BPM e enfatizou o apoio e lealdade dos integrantes da Unidade durante todo este tempo, além dos números expressivos de redução de índices criminais alcançados pelo batalhão durante o tempo que esteve à frente.

Em seu discurso, o Ten Cel Fagundes, novo comandante do 37º BPM, expressou a emoção de retornar ao 37º BPM e à Araxá, sua terra natal, e sua satisfação em assumir o comando da Unidade em que serviu por muitos anos.  O novo comandante ressaltou a importância do apoio da tropa de militares e também da sociedade civil organizada para continuar a reduzir o crime e melhorar ainda mais a sensação de segurança nos 12 municípios que fazem parte da área de atuação do 37º BPM.
A Polícia Militar, reconhecendo o valor do Cel Fernando, verdadeiro timoneiro, que soube com maestria conduzir esta unidade de execução no rumo certo, prestou uma merecida homenagem ofertando-lhe a insígnia representativa de seu comando, símbolo maior de sua presença no aquartelamento.

Foi realizada ainda a inauguração do retrato do Cel Fernando na galeria de ex-comandantes do batalhão, ato este que perpetua sua passagem pelo 37º Batalhão de Polícia Militar, junto àqueles que são insignes aos respectivos órgãos, e que foram referenciais e expressões maiores de valores pessoais e profissionais.

Ao final, foi prestada uma emocionante homenagem ao Cel Fernando com a entrega de uma placa, um troféu e uma lembrança, gesto de carinho de todos os integrantes do 37º BPM pelo exemplo de homem e profissional que o Cel Fernando representa a todos.



 Reportagem Daniel Afonso/Colaboração: Ascom 37º BPM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Uberlândia realiza primeira testagem em massa da covid-19

A Prefeitura de Uberlândia vem adotando várias medidas para tentar conter o avanço da covid-19 no município. Neste sábado (27), teve início uma nova ação que é a testagem em massa nos bairros que possuem maior número de casos positivos do novo coronavírus. A proposta é que a iniciativa se estenda posteriormente para os demais bairros. O objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando nesses bairros e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença nos respectivos locais. O instrumento utilizado foi o mapa de calor, baseado em levantamento das pessoas testadas positivo. “Isso permite que o próprio município trace o perfil epidemiológico e promova ações de prevenção e controle de disseminação da doença”, explicou a coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina de Oliveira. Ao todo, serão realizados hoje 1.260 testes por 10 equipes em nove bairros:  Jardim Brasília, Osvaldo Resende, Jardim Canaã, Luizote de Freitas, Morumb...

Conquista se despede do médico Dr. Jorge Yamamoto

Aos 65 anos, morreu nesta quinta-feira (20) na cidade de Conquista, o médico Dr. Jorge Donizetti Yamamoto. Muito conhecido na cidade por atuar há anos na saúde pública, amigos, familiares e pacientes lamentaram a morte do médico através das redes sociais. O prefeito Tarcizio Henrique Zago decretou luto oficial por três dias em homenagem ao ilustre cidadão conquistense, que apesar de ser natural de Uberaba, foi ali que boa parte de sua trajetória foi construída. No documento, o prefeito ordena que o Pavilhão Municipal permanecerá hasteado à meio-mastro em frente à Prefeitura e os demais órgãos públicos. "Considerando que se tratava de pessoa de elevado espírito público, que exerceu com dedicação o cargo de médico neste Município"(...) e ainda "que com sua morte, a comunidade local, e a família perdem uma referência e um exemplo valoroso". Em sua página do Facebook, o atual presidente da Câmara Municipal, Hernandes César, também prestou sua homenagem: "...

Indústria calçadista, vans e cestas básicas são temas na Tribuna

Mais uma vez, a Tribuna da Câmara Municipal de Franca foi utilizada para pedir apoio em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Na manhã de terça-feira, 26, durante a 13ª Sessão Ordinária, foi a vez do presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão; da líder comunitária Ellaine Rocha; e do representante dos condutores de vans, Ronald Essado de Souza. Ellaine foi a primeira a fazer uso da palavra. Ela informou que há casos de famílias que foram contempladas duas vezes com cestas básicas pela Prefeitura no mesmo mês, enquanto ainda há famílias desassistidas. “É dinheiro público, que deve ser utilizado corretamente. Peço que a Prefeitura trabalhe de forma diferente. Se está faltando pessoal [para fazer a triagem de pedidos], busquem voluntários. Venho recebido centenas de pedido de cesta todo mês, e não vemos a Secretaria de Ação Social se mobilizar”, disse ela. A líder comunitária recebeu o apoio dos vereadores Carlin...

Número de casos positivos de Coronavírus crescem em Franca

Mais sete novos casos foram confirmados A Prefeitura de Franca através da Vigilância Epidemiológica confirmou na noite desta sexta-feira (29), mais 7 novos casos de Covid-19, elevando o quadro para 119. Dos 7 registros de hoje, 3 pacientes são do setor da saúde, com idades variando entre 25 e 60 anos. O número de suspeitos se manteve nos 34, enquanto os casos negativos subiram para 265. Os óbitos continuam 3, enquanto os pacientes recuperados aumentaram para 57, 10 a mais que no boletim de ontem.

‘Megalive’ promovida pela ACE/CDL Sacramento leva música variada e solidariedade

No último sábado (20/06), às 14 horas a ACE/CDL Sacramento realizou a edição da ‘Megalive” com 11 músicos da cidade e atração surpresa BeJazz Street Band de Araxá. Com duração de 05 horas, as atrações foram do sertanejo ao rock e contribuíram para a solidariedade. Evento promovido pela entidade teve o patrocínio das empresas Onda Internet e o Sicoob Sacramento. Transmitido no canal do youtube da ACE Sacramento, ainda disponível na plataforma para ver e rever. De acordo com o presidente da ACE Sacramento, Patrick Pacheco, “ é mais uma ação da entidade para adquirir os kits com os produtos de limpeza e higiene pessoal, fraldas e máscaras que serão doadas as famílias carentes”. Ainda para Patrick, o setor cultural tem reflexos negativos da pandemia, e a ACE Sacramento proporcionou, “momentos de divulgação do trabalho dos músicos locais que também puderam receber doações financeiras, uma vez que eles estão entre os mais prejudicados com a pandemia do novo coronavírus”, explicou. “E...