Pular para o conteúdo principal

Em Sacramento, comunidade católica celebra Dia da Padroeira e Pentecostes



Na noite deste domingo (31), foi realizado o último dia da novena em celebração à Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, padroeira da cidade. De 22 a 31 de maio, a novena celebrou os 200 anos sob o manto de Maria. Desta vez, atipicamente, devido a pandemia da Covid-19 e as medidas de prevenção, a comemoração da Padroeira não teve quermesse e as missas contaram apenas com poucos participantes para as coroações. Todos os dias da novena foram transmitidas pelas páginas do Facebook da Basílica e da Rádio Sacramento FM.

Representantes das Escolas, Segurança, Saúde, Comunicação e outros segmentos participaram das coroações na Basílica do Santíssimo Sacramento. As missas foram concelebradas por Padre Ricardo Fidélis e Padre Carlos Alexandre.

O ‘Dia da Padroeira’ foi festiva, mas teve caráter social. Logo pela manhã às 8 horas, uma carreata com inúmeros veículos percorreu quase todos os bairros da cidade, e na ocasião coletaram alimentos e agasalhos, que serão distribuídos às famílias carentes. Nas ruas, algumas residências enfeitaram e fizeram minialtar nas calçadas. A carreata com a imagem de Nossa Senhora teve duração de três horas e meia. Ao fim, os veículos foram abençoados.

DIA ESPECIAL

O dia 31 de maio foi especial em vários pontos. Além de marcar o dia da Padroeira, contando com a coroação feita pelo prefeito Wesley De Santi de Melo e primeira dama Maria Teresa Abrate Melo; vice-prefeito Osmar Trevisan Jr. e Maria Clara Devós; e dos vereadores Henrique Spirandeli, Marcos Pires e Doutor Pedro; a última novena também teve outros significados.

5 ANOS BASÍLICA

No dia 30 de maio de 2015 ocorreu a dedicação da Igreja Matriz em Basílica do Santíssimo Sacramento, com missa presidida pelo cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis; e no dia seguinte, 31 de maio, o mesmo cardeal fez a coroação Pontifícia em nome do Papa Francisco, coroando a Padroeira de Sacramento.

PENTECOSTES

Hoje também foi celebrado Pentecostes, uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus.

No final da coroação deste domingo, Padre Ricardo fez o ritual de apagar o círio pascal que foi aceso na noite da vigília pascal (sábado de aleluia) – 50 dias depois.

Por: Daniel Afonso

INFORME PUBLICITÁRIO





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Uberlândia realiza primeira testagem em massa da covid-19

A Prefeitura de Uberlândia vem adotando várias medidas para tentar conter o avanço da covid-19 no município. Neste sábado (27), teve início uma nova ação que é a testagem em massa nos bairros que possuem maior número de casos positivos do novo coronavírus. A proposta é que a iniciativa se estenda posteriormente para os demais bairros. O objetivo desta ação é identificar como o vírus está circulando nesses bairros e adotar medidas de prevenção contra a disseminação da doença nos respectivos locais. O instrumento utilizado foi o mapa de calor, baseado em levantamento das pessoas testadas positivo. “Isso permite que o próprio município trace o perfil epidemiológico e promova ações de prevenção e controle de disseminação da doença”, explicou a coordenadora da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Karina de Oliveira. Ao todo, serão realizados hoje 1.260 testes por 10 equipes em nove bairros:  Jardim Brasília, Osvaldo Resende, Jardim Canaã, Luizote de Freitas, Morumb...

Conquista se despede do médico Dr. Jorge Yamamoto

Aos 65 anos, morreu nesta quinta-feira (20) na cidade de Conquista, o médico Dr. Jorge Donizetti Yamamoto. Muito conhecido na cidade por atuar há anos na saúde pública, amigos, familiares e pacientes lamentaram a morte do médico através das redes sociais. O prefeito Tarcizio Henrique Zago decretou luto oficial por três dias em homenagem ao ilustre cidadão conquistense, que apesar de ser natural de Uberaba, foi ali que boa parte de sua trajetória foi construída. No documento, o prefeito ordena que o Pavilhão Municipal permanecerá hasteado à meio-mastro em frente à Prefeitura e os demais órgãos públicos. "Considerando que se tratava de pessoa de elevado espírito público, que exerceu com dedicação o cargo de médico neste Município"(...) e ainda "que com sua morte, a comunidade local, e a família perdem uma referência e um exemplo valoroso". Em sua página do Facebook, o atual presidente da Câmara Municipal, Hernandes César, também prestou sua homenagem: "...

Indústria calçadista, vans e cestas básicas são temas na Tribuna

Mais uma vez, a Tribuna da Câmara Municipal de Franca foi utilizada para pedir apoio em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Na manhã de terça-feira, 26, durante a 13ª Sessão Ordinária, foi a vez do presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), José Carlos Brigagão; da líder comunitária Ellaine Rocha; e do representante dos condutores de vans, Ronald Essado de Souza. Ellaine foi a primeira a fazer uso da palavra. Ela informou que há casos de famílias que foram contempladas duas vezes com cestas básicas pela Prefeitura no mesmo mês, enquanto ainda há famílias desassistidas. “É dinheiro público, que deve ser utilizado corretamente. Peço que a Prefeitura trabalhe de forma diferente. Se está faltando pessoal [para fazer a triagem de pedidos], busquem voluntários. Venho recebido centenas de pedido de cesta todo mês, e não vemos a Secretaria de Ação Social se mobilizar”, disse ela. A líder comunitária recebeu o apoio dos vereadores Carlin...

Número de casos positivos de Coronavírus crescem em Franca

Mais sete novos casos foram confirmados A Prefeitura de Franca através da Vigilância Epidemiológica confirmou na noite desta sexta-feira (29), mais 7 novos casos de Covid-19, elevando o quadro para 119. Dos 7 registros de hoje, 3 pacientes são do setor da saúde, com idades variando entre 25 e 60 anos. O número de suspeitos se manteve nos 34, enquanto os casos negativos subiram para 265. Os óbitos continuam 3, enquanto os pacientes recuperados aumentaram para 57, 10 a mais que no boletim de ontem.

‘Megalive’ promovida pela ACE/CDL Sacramento leva música variada e solidariedade

No último sábado (20/06), às 14 horas a ACE/CDL Sacramento realizou a edição da ‘Megalive” com 11 músicos da cidade e atração surpresa BeJazz Street Band de Araxá. Com duração de 05 horas, as atrações foram do sertanejo ao rock e contribuíram para a solidariedade. Evento promovido pela entidade teve o patrocínio das empresas Onda Internet e o Sicoob Sacramento. Transmitido no canal do youtube da ACE Sacramento, ainda disponível na plataforma para ver e rever. De acordo com o presidente da ACE Sacramento, Patrick Pacheco, “ é mais uma ação da entidade para adquirir os kits com os produtos de limpeza e higiene pessoal, fraldas e máscaras que serão doadas as famílias carentes”. Ainda para Patrick, o setor cultural tem reflexos negativos da pandemia, e a ACE Sacramento proporcionou, “momentos de divulgação do trabalho dos músicos locais que também puderam receber doações financeiras, uma vez que eles estão entre os mais prejudicados com a pandemia do novo coronavírus”, explicou. “E...